terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Técnicas de compressão de dados

Conceito

A compressão de dados e o acto de reduzir o espaço ocupado por dados num determinado dispositivo.Essa operação e realizada através de diversos algoritmos de compressão, reduzindo a quantidade de bytes para representar um dado.

Vantagens
-Ocupa menor espaço físico na maquina

-Menor tempo de transmissão

-Menor custo de transmissão

-Menor probabilidade de ocorrer uma falha durante a transmissão

-Maior confidencialidade no ficheiro transmitido

3º Desvantagens:

-Possivel incompatibilidade entre os aplicativos

-Possivel ocorrência de falha

-Um processo a mais a ser executado

Tipos de compressão

Com perda de dados:

Por ouro lado, algumas situações permitem que perdas de dados poucos significatios ocorram. Em geral quando digitalizamos imformações que normalmente existem de forma analogica como as fotograffias podemos considerar algumas perdas que nao seriam percebidas pelo olho humano.

Sem perda de dados:

Diz-se que um método de compressão é sem perdas se os dados obtidos após a compressão são idênticos ou mesmo iguais aos dados originais, ou aos dados que se desejou comprimir.

Softwares

Como principais programas de compactação e descompactação de ficheiros, nós podemos encontrar:

- WinRAR

- WinZip

- PKZIP
Zip

ZIP e um formato de compactação de arquivos muito difundido pela Internet.Actualmente o formato já tem compatibilidade nativa com vários sistemas operacionais como o Windows da Microsoft, que já permite compactar arquivos no formato ZIP sem o uso de softwares externos instalados

JPG

JPG é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas.O grau de redução pode ser ajustado,o que nos permite escolher o tamanho de armazenamento e a qualidade que desejamos para a imagem.Normalmente a perda de dados só se nota ao dar zoom porque ao ver normalmente é igual a imagem original.

Técnicas de detecção de erros em transmissões digitais

Tipos de erro:


Atenuação


A atenuação ocorre com qualquer sinal, tanto digital quanto analógico, transmitido através de cabos. Quanto maior for o comprimento do cabo, maior é a atenuação, até o ponto do sinal tornar-se fraco a ponto de não ser mais entendido pelo destinatário.

Distorção

É quando no inicio da transmissão ocorre um erro, e a mensagem chega ao receptor já danificada.

Interferência

É um fenômeno que ocorre com as ondas quando elas passam por um orifício ou contornam um objeto cuja dimensão é da mesma ordem de grandeza.

Ruído

É uma interferência interna ou externa à transmissão que danifica o sinal.

Técnicas principais de detecção do erros de transmissão :

Verificação de paridade 

  Nesta técnica de verificação coloca-se o bit de paridade a 1 para o numero de bits 1 ser par ou coloca a 0 quando o numero de bits 1 já é par. 

Soma de Verificação

Soma de verificação é um código usado para verificar a integridade de dados transmitidos através de um canal com ruídos ou armazenados em algum meio por algum tempo.

Teste de redundância cíclica

 O transmissor divide a mensagem num valor binário de 16 bits predeterminado e adiciona o resto da divisão à mensagem a ser transmitida.

WebGrafia 

Ligações síncronas e assíncronas

Ligação Síncrona

Uma transmissão é síncrona quando, no dispositivo receptor, é activado um mecanismo de sincronização relativamente ao fluxo de dados proveniente do emissor. Este mecanismo de sincronização é um relógio (clock) interno no dispositivo de recepção (por exemplo, modem) e determina de quantas em quantas unidades de tempo é que o fluxo de bits recebidos deve ser segmentado, de modo a que casa segmento assuma o mesmo tamanho e formato com que foi emitido.


Transmissão assíncrona

Uma transmissão assíncrona quando não é estabelecido, no receptor, nenhum mecanismo de sincronização relativamente ao emissor e, portanto, as sequências de bits emitidos têm de conter em si uma indicação de inicio e do fim de cada agrupamento; neste caso, o intervalo de tempo entre cada agrupamento de bits transmitidos pode variar constantemente (pois não há mecanismo que imponha sincronismo) e a leitura dos dados terá de ser feita pelo receptor com base unicamente nas próprias sequências dos bits recebidos.

Técnicas de codificação

Codificação

Codificação significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo transmissão ou armazenamento de dados.

Técnicas de codificação 

NRZ "Non Return to Zero"

 Existem dois níveis de tensão ou corrente, para representar os dois símbolos digitais (0 e 1). É a forma mais simples de codificação e consiste em associar um nível de tensão a cada bit: um bit 1 será codificado sob a forma de uma tensão elevada e um bit 0 sob a forma de uma tensão baixa ou nula.



RZ "Return to Zero"

 Na codificação RZ o nível de tensão ou corrente retorna sempre ao nível zero após uma transição provocada pelos dados a transmitir (a meio da transmissão do bit). Geralmente um bit 1 é representado por um nível elevado, mas a meio da transmissão do bit o nível retorna a zero.





Conceitos de comunicação


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Tipos de modulação

Modulação em Frequência:

É a sigla de Frequency Shift Keying, refere-se a um esquema de modulação digital onde se varia a frequência da portadora em função do nível do sinal digital, ou seja, se o valor da onda for 1 há mais frequência e parece que a onda está muito junta, mas se o valor da onda for 0 a frequência diminui e a onda parece que abre.

Modulação em Amplitude

Amplitude Shift-Keying, é a técnica de modulação mais simples entre as utilizadas para modular sinais digitais. Consiste na alteração da amplitude da onda portadora em função do sinal digital a ser transmitido.

Modulação em fase

É um esquema de modulação em que a fase da portadora é varia de modo a representar os níveis 0 e 1, sendo que durante cada intervalo de bit esta permanece constante. A amplitude e a freqüência permanecem sempre iguais.


Fluxo de dados

Simplex:

 Um transmissor pode enviar uma informação para um ou vários receptores num só sentido, o transmissor só pode transmitir e os receptores só podem receber.

Half-Duplex:

 Neste modo, cada estação pode transmitir e receber, mas nunca ao mesmo tempo.Quando um dispositivo está a transmitir o outro está a receber e vice-versa.
Numa transmissão half-duplex, toda a capacidade do canal é dada ao dispositivo que estiver a transmitir no momento. Nesta modalidade, uma transmissão pode ser feita nos dois sentidos, mas alternadamente, isto é, ora num sentido ora no outro, e não nos dois sentidos ao mesmo tempo; este tipo de transmissão é bem exemplificado pelas comunicações entre computadores (quando um transmite o outro escuta e reciprocamente) ocorre em muitas situações na comunicação entre computadores.


Full-Duplex

Neste caso, as transmissões podem ser feitas nos dois sentidos em simultâneo, ou seja, um dispositivo pode transmitir informação ao mesmo tempo que pode também recebê-la.



WebGrafia

http://pt.wikipedia.org/wiki

Sinais analógicos e digitais

Transmissão digital:



A transmissão digital consiste em pegar nos sinais analógicos, sejam de áudio ou vídeo e parti-los em pequenos pedaços representados por um padrão binário, conhecidocomo zero e um. Cada pedaço deste sinal originalmente analógico vai ser identificado por este padrão digital e passará então a representar apenas aquele novo número binário, ou digital.

Transmissão analógica:



A transmissão analógica de dados consiste em fazer circular informações num suporte físico de transmissão sob a forma de onda. A transmissão dos dados faz-se através de uma onda portadora, uma onda simples cujo único objectivo é transportar os dados por modificação de uma destas características (amplitude, frequência ou fase), é a razão pela qual a transmissão analógica é geralmente chamada transmissão por modulação de onda portadora.





Vantagens :



-Facilidade de regeneração, em comparação com sistemas analogicos
-Com circuitos analógicos até uma pequena perturbação pode tornar o sinal distorcido de forma inaceitável
-Os circuitos são mais fiáveis e podem ser produzidos com custos mais baixos
-As técnicas digitais são mais apropriadas ao tipo de processamento de sinal que protege contra interferências e empastelamento.
-A combinação de sinais digitais usando TDM é mais simples que a combinação de sinais analógicos usando FDM.


Desvantagens :

-A comutação digital requer maior largura de banda.
-Geralmente necessita de sincronização.

Sistema de comunicação

A Importância da Comunicação entre o Transmissor e Receptor

A importância do receptor e o transmitor é entender a comunicação, é importante porque se não entendermos o que a outra pessoa diz não à comunicação e sem comunicação não nos conseguimos comunicar em condições.


Protocolos de comunicação

Um protocolo de comunicação é um conjunto de regras utilizadas para que a comunicação seja transmitida correctamente, e que nos permite perceber e utilizar correctamente a informação.

Regras dos protocolos de comunicação


-Não pode haver ruído quando está a decorrer uma transmissão de informação;
-Verificação de erros de transmissão;
-Controlo do envio e da recepção de dados;
-Confirmação da recepção da mensagem;
-Permite a transmissão de informação entre 2 pontos (transmissor e receptor);

Características que definem a eficiência de um sistema de comunicação

Entrega (delivery) - O sistema deve entregar os dados ao destino correto. Os dados devem ser recebidos somente pelo dispositivo ou usuário de destino.

Confiabilidade - O sistema deve garantir a entrega de dados. Dados modificados ou corrompidos em uma transmisão são poucos úteis.

Tempo de atraso- O sistema deve entregar dados em um tempo finito e predeterminado. Dados entregues tardiamente são pouco úteis. Por exemplo, no caso de transmissões multimídia, como vídeo, os atrasos não são desejáveis, de modo que eles devem ser entregues praticamente no mesmo instante em que foram produzidos, isto é, sem atrasos significativos.

Tipos de dados que podem ser transmitidos

Multimédia ( videos, imagens, gravações etc);
Mensagens;
Arquivos de dados;

WebGrafia

A Internet

O que é a Internet ?

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.


Historia da Internet :


 A Internet foi criada na Guerra Fria entre os Estados Unidos e a Rússia.
 Como os Estados Unidos temiam um ataque da Rússia, sentiram a necessidade de criar alguma forma de comunicação rápida e eficiente e de forma a os inimigos não detectarem, daí criarem a Internet.

A influência da Internet na escola/ensino:


Vantagens:

1-A Internet é uma fonte de informação sempre atualizada;
2-Os alunos ganham outro gosto pelo estudo através dela;
3-Facilita a troca de informação/trabalhos entre professor e aluno;
4-Menos material necessário para as aulas;
5-Grande quantidade de informação útil;
6-O professor não necessita de entregar tantas fotocópias, com a Internet pode contactar-nos e envia-las via e-email;

Desvantagens:

1-Tem mais probabilidade dum aluno se distrair com outras aplicações e não com a aula;
2-Nem sempre a informação que está postada na Internet é verdadeira;
3-Um aluno por engano pode fazer plágio;
4-O isolamento das pessoas que se viciam na Internet;
Influencia da Internet na Empresas

Vantagens:

1 - redução de custos nos transportes ;
2 - podem comprar coisas pela a internet ;
3 - podem tratar problemas da impresa pela a internet ;
4 - podem fazer trabalhos para a impresa pela a internet ;
5 - podem fazer reuniõs sem tar na empresa ;

Desvantagens:

1-Pode-se não dar a entender o que realmente se pretende online;2-os inúmeros e-mails indesejáveis recebidos pelas caixas de mensagens sem serem solicitado;
3- Empregados a visitar outros sites, ou a jogar numa aplicação abstraindo-se totalmente do seu trabalho;
4-Um vírus poderá eliminar todos os ficheiros,perdendo uma grande parte da informação;
5-Outras empresas podem roubar ideas, plagia-las até;


Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet

http://www.slideshare.net/laivis/vantagens-e-desvantagens-da-internet-presentation-917613

http://pt.shvoong.com/humanities/1746842-vantagens-

14.09.2011

Hub :
O hub é um equipamento que tem a função de interligar vários computadores em uma rede. A um alargado modo, funcionam como uma extensão elétrica, permitindo a ligação de vários computadores num  ponto de rede.

O hub recebe pacotes de dados vindos de um computador e transmite-os a outros computadores da rede. Enquanto um pacote de dados está a ser transmitido, outros pacotes que são recebidos entram na fila de espera. Apenas 1 pacote de dados é transmitido de cada vez.

Há hubs com diversas capacidades, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. Geralmente, os hub tem 8, 16, 24 e até 32 portas.


Switch

Um switch também pode ser visto como um equipamento para extensão física dos pontos de rede.

Um switch realiza as mesmas funções que um hub, mas com uma diferença importante: vários pacotes são transmitidos ao mesmo tempo, o que aumenta a velocidade da rede em comparação com a utilização de um hub. Se um pacote demorar a ser transmitido, não interfere tanto na performance da rede, visto que muitos outros pacotes são transmitidos em paralelo.


Bridge



Bridge ou ponte é o termo utilizado em informática para designar um dispositivo que liga duas ou mais redes informáticas que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo, por exemplo, ethernet ou token ring. Bridges servem para interligar duas redes, como por exemplo ligação de uma rede de um edificio com outro.Uma bridge é um segmento livre entre rede, entre o servidor e o cliente(tunel), possibilitando a cada usuário ter sua senha independente.


Router



O router é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadEm outras palavras, o router de internet pega o sinal do modem e roteia entre muitos computadores, se você ficar apenas com um modem (não sendo router) conectado apenas 1 computador conseguira acessar a internet, nesse caso o router vai fazer o trabalho de distribuir a internet para outros computadores da rede, podendo ser via cabo ou via Wi-Fi (Conexão sem fio) caso o router tenha essa função.


Redes Computador


Lan

LAN é o acrónimo de Local Area Network, é o nome que se dá a uma rede de carácter local, e cobrem uma área geográfica reduzida, tipicamente um escritório ou uma empresa, e interligam um número não muito elevado de entidades. São usualmente redes de domínio privado;

Man

MAN significa em inglês Metropolitan Area Network. Esta rede de carácter metropolitano liga computadores e utilizadores numa área geográfica maior que a abrangida pela LAN mas menor que a área abrangida pela WAN. Uma MAN normalmente resulta da interligação de várias LAN, cobrindo uma área geográfica de média dimensão, tipicamente um campus ou uma cidade/região, podem ser redes de domínio privado ou público. Pode estar inclusivamente ligada a uma rede WAN;

Wan

 WAN significa Wide Area Network, e como o nome indica é uma rede de telecomunicações que está dispersa por uma grande área geográfica. A WAN distingue-se duma LAN pelo seu porte e estrutura de telecomunicações. As WAN normalmente são de carácter público, geridas por um operador de telecomunicações.


Wlan
As redes locais sem fio ( Wlans ) constituem-se como uma alternativa às redes convencionais com fio, fornecendo as mesmas funcionalidades, mas de forma flexível, de fácil configuração e com boa conectividade em áreas prediais ou de campus. Dependendo da tecnologia utilizada, rádio freqüência ou infravermelho, e do receptor, as rede Wlans podem atingir distâncias de até 18 metros.

Sendo assim, as Wlans combinam a mobilidade do usuário com a conectividade a velocidades elevadas de até 155 Mbps, em alguns casos.


Pan

O conceito de rede pessoal " Personal Area Network " está não só relacionado com a sua reduzida dimensão, mas com também com o facto de utilizar comunicação sem fios. O alcance limita-se a algumas dezenas de metros. Os débitos são relativamente baixos, na casa de 1 Mbps



VLAN

Uma rede local virtual, normalmente denominada de VLAN, é uma rede logicamente independente. Várias VLAN's podem co-existir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados. Uma VLAN também torna possível colocar em um mesmo domínio de broadcast, hosts com localizações físicas distintas e ligados a switches diferentes. Um outro propósito de uma rede virtual é restringir acesso a recursos de rede sem considerar a topologia da rede, porém este método é questionável.